domingo, 11 de julho de 2010

Sábado a noite

Sábado a noite meio normal, em casa, vendo tv...

Ai resolvemos assistir a um filme. Adivinhem ???? Comédia romântica !!! rsrsrsrsrs

"Simplesmente Complicado" (It's Complicated), com Maryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martin, até que foi bem legal, recomendo...

As esfihas, como sempre, fizeram sucesso.

Hoje, para o almoço, vamos de churraquinho mesmo, o João e a Malu pediram espetinhos, então comprei uma linguiça toscana fininha, que cabe bem no espetinho e é muito saborosa, tirei uns espetinho do freezer, que ja tinha prepado da outra vez, estes são de carne, costumo usar alcatra, pico em quadradinhos de mais ou menos 3x3 cm, tempero só com sal, fino mesmo, pois acho que outros temperos roubam o sabor da carne.

Também farei uma farofa, um vinagrete e arroz.



Beijos e abraços

Farofa

Vou passar pra vocês, uma das especialidades da minha saudosa mãe, que falta que ela me faz !!
Farofa.
Minha mãe fazia de todos os tipos, com tudo que vocês podem imaginar, mas, uma das mais tradicionais era a "farofa fria". Numa outra ocasião passo a receita.
Hoje vou ensinar a fazer uma farofa normal, quente e que pode variar e acordo com o gosto de cada um;




Ingredientes:
Como pode variar, vou dar algumas alternatias.
1/2 xícara de óleo ou gordura de porco
1 cebola grande picada;
2 dentes de alho picados;
1/2 pimentão (pode ser verde, vermelho ou amarelo)
2 tomates picados;
1 linguiça (pode ser calabreza curada ou fresca);
1 Pedaço de bacon;
2 ovos cozidos;
azeitonas (preta ou verde) picadas;
sal, pimenta e cheiro verde a gosto;
Farinha de milho em flocos, ou farinha de mandioca crua (fina ou grossa), ou meio a meio.

Alternaticvas:
pode-se usar linguiça de frango fresca picada, carne de boi picadinha, miúdos de frango picados, um bife ou frango ja preparado, que sobrou do jantar de ontem, enfim, o que você tiver a disposição.
Se preferir não cozinhar os ovos, eu explicarei como fazer.
Pode-se também acrescentar, uvas passas, nozes picadas...
Preparo:
Em uma panela, no fogo médio, refogue o alho no óleo, quando começar a dourar, ponha a carne, refogue por ns 2 minutinhos e acrescente a cebola, o pimentão, refogue mais um minuto e ponha os tomates. Abaixe o fogo e tampe a penela. Depois de uns 2 minutos, se você não cozinhou ou ovos, quebre-os por cima do refogado, ponha o sal e a pimenta, tampe a panela e deixe mais uns 2 minutinhos em fogo baixo, não abra a tampa, desligue o fogo, mantenha a panela tampada, em fogo desligado, por uns 5 minutinhos, para que os ovos cozinhem no calor da panela.
Depois de 5 minutos, destampe a panela e mexa bem, acrescente as azeitonas, as passas, as nozes, se optou por colocá-las.
Se preferiu usar os ovos cozidos, pique-os grosseiramente em um prato, não precisa esperar os 5 minutos, acrescente-os junto com as azeitonas.
Só depois de tudo bem misturado na panela, reacenda o fogo médio, vá acrescentando a farinha e misturando bem, o ponto é de acordo com o gosto de cada um, se preferir mais "molhadinha" ponha menos farinha, caso queira mais "sequinha" acrescente mais farinha.
Depois da farinha acrescentada, ponha o cheiro verde e acerte o sal a pimenta

Farinhas:
Aqui em casa, a preferencia é pela farinha de milho em flocos, por isso, só uso ela.
Mas também fica muito boa com as farinhas misturadas ou só a farinha de mandioca crua, mas atenção, tem que ser CRUA.
Farofa é bem versátil, você pode por ou não algo de acordo com seu gosto.

Beijos e bom apetite !


sábado, 10 de julho de 2010

Esfiha







Sábado a noite...algo mais elaborado...




Esfiha
Massa:
30 g de fermento biológico fresco OU 10 g de fermento biológico seco;
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 xícara (chá) óleo;
1 colher (chá) sal;
Farinha de trigo até dar o ponto +/- 700 a 800 g.

Sugestão de Recheio:

+/- 600 g de carne moída (patinho ou colchão mole);
2 cebolas picadas
1/2 pimentão verde picado;
3 tomates picados;
suco de 1 limão;
cheiro verde;
sal e pimenta à gosto.

Preparo (recheio)
misture muito bem todos ingredientes e reserve.
Preparo (massa)
Em uma vasilha grande, colocar a água morna, o óleo, o açucar e dissolva o fermento;
Vá acrescentando um pouco de farinha, devagar e misturando bem a massa, só ai ponha o sal, assuma o comando da massa com as mãos e vá pondo farinha, até que ela desgrude da mão e fique com aparência lisa, como massa de pão, é importante que a massa seja bastante trabalhada, por pelo menos 10 minutos.
Enfarinhe uma superfície lisa e faça bolinhas com a massa, mais ou menos do tamanho de uma bolinha de pingue-pong.
Abra as bolinhas de massa com o auxílo de um rolo de macarrão, se não tiver um pode usar uma garrafa de vinho, abra a massa em círculo e não a deixe muito fininha.
Coloque o recheio de carne moída e feche no formato de triângulo, aperte bem para grudar uma parte da massa na outra e vire para baixo, deixando a parte lisa para cima.
Coloque as esfihas em uma assadeira, polvilhada com farinha de trigo.
Bata uma gema de ovo em um potinho e pincele a superfície da esfiha.
Asse em formo médio até que estejam douradas.

O recheio pode variar conforme o gosto de cada um, pode-se usar salsicha, frango, queijos, presunto e queijo e etc...

Beijos e bom apetite !

Filmes

Ontem resolvemos assistir a dois filmes, afinal é o que a gente tem feito mais no final de semana.
Uma comédia romântica, que de comédia eu não nada, "Recém Formada" (Post Grad), com Alexis Bledel e Zach Gilford, não gostei muito, mas sou suspeito, pois comédinha romântica, bem no estilo americano, não me agrada muito.
Depois assistimos um filme de ação, "O Fim da Escuridão" (Edge of Darkness), com Mel Gibson e Ray Winstone, bem melhor !!! Esse valeu a pena !
Acabei indo pra cama já passando das 2 da madrugada.
Como de costume, sabadão, todos acordaram tarde, menos eu, que 7:00 hs já estava de pé, pois tinha que ir pra Atibaia (35 km de onde moro), no laborátorio, colher sangue para fazer exames de coagulação.
Exame feito, carro abastecido, voltei pra casa já passava das 10:00 hs.
Agora aqui, pensando no que farei de almoço, assim que eu tiver mandado embora um pouco da preguiça que me assola e pensando em alguma coisa pro almoço, eu volto e conto pra vocês !

Beijos

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Almoço do feriado (09/07/10)

Hoje é feriado, revolução constitucionalista de 1932, lembro-me de meu avô (Pedro) contando que lutou nesta revolução e ele contava que, por conta da escassez de comida, ele havia comido carne de macaco ! rs
Que saudades...
Bom... todos em casa, dormimos até tarde, por isso o café da manhã foi as 10:00 hs, com isso o almoço vai sair mais tarde também.
Vou pegar um feijão que já está cozido e temperado na geladeira e fazer um tutu de feijão, já tirei, ontem a noite, um pedaço de pernil de porco, vou fazer um arroz e uma saladinha de repolho picadinho bem fino (segue em outro post como farei o tutu de feijão e o pernil de porco), tá pronto o almoço.
Tenho um problemão, minha filha de 5 anos (vai fazer 6 dia 15), não come arroz e feijão !!!!!
De jeito nenhum, nem risoto, nem arroz de forno... nada que vai arroz e nem feijão, por isso, para mim é uma luta diária pra variar o cardápio dela, faço batata frita quase todos os dias, o prato dela é: uma carne, salada (repolho fininho ou alface, só uma das duas) e um acompanhamento, que pode ser um ovo, batata frita, salsicha e etc... legumes ?? Nem em sonho ! Espero que isso seja uma fase e que um dia passe, embora já tenha uns 2 anos que ela é assim pra comer.
Bem, agora são 12:20 hs e vou começar a mexer com a comida. ( a hora de postagem está errada ).
abraços

Tutu de Feijão

Não sou mineiro, por isso aprendi fazer tutu comendo tutu... rs
Pegue o feijão que está na geladeira, já temperado e reserve.
Pique bem uma cebola, meio pimentão verde, dois dentes de alho e um bom pedaço de bacon ou linguiça calabeza ou os dois...
Aqueça um pouco de óleo numa panela, refogue o alho, acrescente o bacon e/ou calabreza, depois coloque a cebola e o pimentão, refogue bem e ponha o feijão.
Acrescente água, pois geralmente o feijão está mais grosso, deixe ferver por uns 5 minutinhos, acerte o sal e ponha pimenta (a gosto), por fim, coloque a farinha de mandioca crua, aos pouco e mexendo sempre, não se preocupe se ficarem umas pelotinha de farinha, elas se dissolverão depois, quanto ao ponto, fica a gosto de fregues, pare de colocar farinha quando achar que está a seu gosto. Pronto !!! Não tem segredo ! Deu uma cara nova a um feijão velhinho. rs

Abraços e bom apetite !

Pernil de Porco

Tem gente que prefere assar, mas é mais demorado e normalmente deixo pra ocasiões especiais, pro dia-dia gosto de faze-lo na panela mesmo !!!
Pegue um pedaço de pernil, a quantidade depende de quantas pessoas vão comer, geralmente são de 200 a 300 gramas por pessoa, para uma refeição boa.
A panela tem que ser proporcinal a quantidade de carne, normalmente gosto de panelas mais grossas pra fazer carnes em geral.
Pique cebola, alho, pimentão verde e tomate e cheiro verde, tb proporcionais a quantidade de carne e a gosto.
Coloque a carne na panela, com o fogo desligado, não precisa colocar óleo, pois o pernil já tem gordura e isso vai dissolver durante o cozimento, ponha por cima da carne a cebola, o alho, o pimentão, os tomates e o cheiro verde picados, ponha sal, pimenta e cominho a gosto, lembrem-se que o menos, na maioria das vezes é mais e temperos como sal, pimenta e afins, podemos adicionar mais depois, mas não podemos tirar se exageramos.
Acenda o fogo médio, tampe a panela e deixe por uns 10 minutinhos, abra e mexa.
Repita esta operação de abrir a panela e mexer a carne várias vezes, quando perceber que o líquido que a carne solta está seco, isso é, a carne está grudando ligeiramente na panela, crescente um pouquinho de água, tampe e deixe cozinhando. Repita a coisa de colocar água tantas vezes quantas forem necessárias, mas sempre que a carne estiver "pegando" levemente na panela, faça isso até que a carne esteja cozida a seu gosto.
Vocês verão que fica bem gostosa, sem parecer um cozidão !!!

Abraços e bom apetite !

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pudim de leite condensado (receita e dica)


Todos conhecemos o tradicionalíssimo pudim de leite condensado, geralmente a receita é padrão:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
4 ovos inteiros

dica:
se gostar do pudim com furinhos, pare a receita por ai.
mas se preferir um pudim mais consistente e sem furinhos, acrescente 1 colher de sopa de amido de milho (maizena).

Bata tudo no liquidificador, caramelize uma forma de furo no meio:

3 colheres de sopa de açucar na forma e leve ao fogo baixo, mexa enquanto o açúcar derrete, cuidado para não queimar, senão fica amargo, depois de moreninho e uniformemente derretido, ponha sobre uma superfície fria, espere começar a engrossar e com as costas de uma colher espalhe pelas laterais da forma.

Ponha o conteúdo batido no liquidificador na forma, feche-a com papel alumínio ou uma tampa que encaixe bem, leve ao banho maria, em fogo baixo, com panela do banho maria também tampada, reponha a água do banho se necessário e aos poucos, cuidado para não cair água no pudim, depois de uns 30 a 40 minutos, abra com cuidado a forma e enfie uma faca limpa e seca no pudim, se ela sair limpa, sem pudim grudado é porque esta pronto, espere esfriar, ponha na geladeira, depois de gelado, desenforme-o, se não desgrudar passe a forma pelo fogo aos poucos até derreter um pouco a calda e ai ele desgruda fácil.

abraços e bom apetite