sábado, 10 de julho de 2010

Esfiha







Sábado a noite...algo mais elaborado...




Esfiha
Massa:
30 g de fermento biológico fresco OU 10 g de fermento biológico seco;
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 xícara (chá) óleo;
1 colher (chá) sal;
Farinha de trigo até dar o ponto +/- 700 a 800 g.

Sugestão de Recheio:

+/- 600 g de carne moída (patinho ou colchão mole);
2 cebolas picadas
1/2 pimentão verde picado;
3 tomates picados;
suco de 1 limão;
cheiro verde;
sal e pimenta à gosto.

Preparo (recheio)
misture muito bem todos ingredientes e reserve.
Preparo (massa)
Em uma vasilha grande, colocar a água morna, o óleo, o açucar e dissolva o fermento;
Vá acrescentando um pouco de farinha, devagar e misturando bem a massa, só ai ponha o sal, assuma o comando da massa com as mãos e vá pondo farinha, até que ela desgrude da mão e fique com aparência lisa, como massa de pão, é importante que a massa seja bastante trabalhada, por pelo menos 10 minutos.
Enfarinhe uma superfície lisa e faça bolinhas com a massa, mais ou menos do tamanho de uma bolinha de pingue-pong.
Abra as bolinhas de massa com o auxílo de um rolo de macarrão, se não tiver um pode usar uma garrafa de vinho, abra a massa em círculo e não a deixe muito fininha.
Coloque o recheio de carne moída e feche no formato de triângulo, aperte bem para grudar uma parte da massa na outra e vire para baixo, deixando a parte lisa para cima.
Coloque as esfihas em uma assadeira, polvilhada com farinha de trigo.
Bata uma gema de ovo em um potinho e pincele a superfície da esfiha.
Asse em formo médio até que estejam douradas.

O recheio pode variar conforme o gosto de cada um, pode-se usar salsicha, frango, queijos, presunto e queijo e etc...

Beijos e bom apetite !

Um comentário: