Tem gente que prefere assar, mas é mais demorado e normalmente deixo pra ocasiões especiais, pro dia-dia gosto de faze-lo na panela mesmo !!!
Pegue um pedaço de pernil, a quantidade depende de quantas pessoas vão comer, geralmente são de 200 a 300 gramas por pessoa, para uma refeição boa.
A panela tem que ser proporcinal a quantidade de carne, normalmente gosto de panelas mais grossas pra fazer carnes em geral.
Pique cebola, alho, pimentão verde e tomate e cheiro verde, tb proporcionais a quantidade de carne e a gosto.
Coloque a carne na panela, com o fogo desligado, não precisa colocar óleo, pois o pernil já tem gordura e isso vai dissolver durante o cozimento, ponha por cima da carne a cebola, o alho, o pimentão, os tomates e o cheiro verde picados, ponha sal, pimenta e cominho a gosto, lembrem-se que o menos, na maioria das vezes é mais e temperos como sal, pimenta e afins, podemos adicionar mais depois, mas não podemos tirar se exageramos.
Acenda o fogo médio, tampe a panela e deixe por uns 10 minutinhos, abra e mexa.
Repita esta operação de abrir a panela e mexer a carne várias vezes, quando perceber que o líquido que a carne solta está seco, isso é, a carne está grudando ligeiramente na panela, crescente um pouquinho de água, tampe e deixe cozinhando. Repita a coisa de colocar água tantas vezes quantas forem necessárias, mas sempre que a carne estiver "pegando" levemente na panela, faça isso até que a carne esteja cozida a seu gosto.
Vocês verão que fica bem gostosa, sem parecer um cozidão !!!
Abraços e bom apetite !
Oi Ricardo, tudo bem, em uma tigela coloque:sal, pimenta, alho, cebola, alecrim e vinho vermelho, coloque a carne de porco e deixe de um dia para o outro, poder assar ou fritar, fica muito bom.
ResponderExcluirEspero q vc. ainda se lembre de mim, trabalhamos na Tj, beijos
Claro que lembro Nair... Afinal vc vivia correndo atrás de mim pra eu entregar meu relatório de quilometragem... rsrsrs
ResponderExcluirObrigado pela dica, mas a idéia desse pernil é pro dia-dia, na correria, que a gente acaba não tendo muito tempo pra pré preparar.
beijos